segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Sabe quando você está editando um texto em algum desses softwares especializados e para para escolher um tipo de letra? Arial, Time News Roman, Courrier… São algumas das mais famosas. Empresas mundo afora se especializaram em dar essa nova vida às letras para atender as expectativas de quem as encomenda. Designers e artistas gráficos queimam a cabeça para encontrar soluções que fujam ao lugar comum.
Até aí, tudo bem. Mas o que isso tem a ver com o esporte?  Ora, simplesmente tudo. Para fixar bem a identidade visual de tudo o que tiver relação com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, o escritório Dalton Magg criou uma tipologia específica baseada nas belezas naturais e em alguns cartões postais da cidade.
Foram 5448 caracteres para que todos percebam já nas palavras tudo de bonito que o Rio de Janeiro oferece. O desenho da letra M, por exemplo, foi inspirado  no tradicional desenho do calçadão de Copacabana. A Pedra da Gávea serviu de modelo para o design da letra R. E o Cristo Redentor, de braços abertos sobre a Guanabara, foi a referência para a criação da letra T (confira nas imagens abaixo).

Os movimentos típicos de cada esporte também  foram estudados. Principalmente daquelas modalidades que sugerem um quê artístico, como o futebol, o taekwondo, o vôlei de praia, a ginástica ritmica e a esgrima (fotos no alto do post).
Pois é… Se escrever é uma arte, desenhar as letras que dão origem às palavras também não fica atrás.


(Fonte : sportv.globo.com)



0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo