terça-feira, 23 de outubro de 2012

Impressionismo

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.

A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas. 

A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons.

O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.

Claude Monet (1840-1926) fez parte do movimento impressionista na França, que teve início em 1874 com a primeira exposição do grupo no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar. A denominação Impressionismo foi dada a partir de uma declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela de Monet Impression du Soleil Levant. O grupo ficou conhecido por realizar uma pintura ao ar livre, em frente ao motivo, numa nova concepção de pintura, de celebração dos espaços do mundo e da luz. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também eliminou as referências mitológicas, religiosas e históricas para refletir a vida contemporânea e a nova Paris, as impressões momentâneas e fugazes de seu cotidiano

Pintando diretamente sobre a tela branca, utilizando somente cores puras justapostas, geralmente sem misturá-las, os impressionistas buscavam obter a vibração da luz, o aspecto efêmero da vida, fugaz momento da sensibilidade, ato de amor entre artista e mundo, despido de toda e qualquer contingência exterior às suas motivações mais profundas. Os principais representantes do grupo foram: Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne,Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin (professor de Monet), Morisot.

Galeria dos Grandes Mestres do Impressionismo :


Claude Monet (1840-1926)


Impression du Soleil Levant - 1873 (Museu Marmottan, Paris)
Quadro que deu início ao Movimento Impressionista



Les Alyschamps

Pierre Auguste Renoir (1841-1919)



Rosa e Azul – 1881 



Dance at Bougival



La Promenade


Edouard Manet (1832-1883)



Races at Longchamp


Flores no Vaso de Cristal



Vincent Van Gogh (1853-1890)



Auto Retrato com Chapéu de Palha



Les Alyschamps
Eglise D’Auvers


(Fonte : artemoderna.tumblr.com)

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo