terça-feira, 23 de outubro de 2012

Neo - Impressionismo

No neo-impressionismo,o afastamento com o impressionismo verifica-se, sobretudo, pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que origina o chamado pontilhismo, que já tinha sido experimentado por Seurat em Banhistas em Asnières (1884). Os trabalhos têm base em um método preciso: os tons são divididos em seus componentes fundamentais. O olhar do observador recompõe as inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe das misturas de cores frequentes nos empastes. A “mistura ótica” causa uma sensação de vibração e luminosidade obtida pelos pequenos pontos de cor de tamanho uniforme que nunca se fundem, mas que reagem uns aos outros em função do olhar à distância. Seurat prefere o termo divisionismo para designar o novo método e técnica, que tem em Jean-Antoine Watteau (1684 - 1721) e Eugène Delacroix (1798 - 1863) dois precursores, e que no interior do impressionismo foi testado mais de perto por Auguste Renoir (1841 - 1919) em trabalhos como Canoeiros em Chatou . O reconhecimento dessa tradição da pintura francesa pode ser atestado na obraD’Eugène Delacroix au néo-impressionisme, escrita por Paul Signac (1863 - 1935), que se torna líder do grupo após a morte de Seurat. Signac desenvolve o pontilhismo em boa parte de sua obra (Retrato de Félix Fénéon, e Entrada do Porto de Marselha, por exemplo), porém, em seus trabalhos os pontos e manchas se tornam mais evidentes e são dispostos de maneira mais dispersa, rompendo, nos termos do crítico Giulio C. Argan, a “linha melódica da cor”. Camille Pissarro, fiel aos ensinamentos impressionistas ao longo de sua carreira, aproxima-se do neoimpressionismo em 1885, quando conhece Seurat e Signac. Pissaro utiliza a técnica divisionista em diversos trabalhos desse período, mas em 1890 retoma ao estilo anterior.

O neo-impressionismo não durou muito tempo, mas exerceu influência sobre Van Gogh e Gauguin, e também sobre Henri Matisse (1869 - 1954) e Henri de Toulouse-Lautrec (1864 - 1901). A obra de Signac, especialmente, foi retomada pelo fauvismo. O termo divisionismo refere-se ainda a um movimento italiano da última década do século XIX e início do século XX, uma das fontes geradoras do futurismo. É possível pensar em ecos do pontilhismo nas pesquisas visuais contemporâneas, na op art e na arte cinética. No Brasil, é difícil aferir uma influência direta do neoimpressionismo. Talvez seja possível pensar de modo mais amplo em reverberações das pautas impressionista e neoimpressionista nas cores claras e luminosas de algumas telas de,Moça no Trigal, por exemplo, e em obras de Belmiro de Almeida, como Efeitos de Sol(1892).

Algumas das principais obras dos artistas do neo-impressionismo :

Georges Seurat ( 1859-1891)

La parade - 1888



The Eiffel Tower - 1889



Sunday Afternoon on the Island of la Grande Jatte - 1886



Paul Signac (1863-1935)

Portrait of Félix Fénéon -1890



View of the Port of Marseilles -1905



The Dinning Room - 1887




(Fonte : artemoderna.tumblr.com)





Um comentário:

  1. Fantastico, é por isso que eu coleciono pinturas com base no putillismo é que as cores são mais claras e brilhantes, além de serem inovadoras, compartilho uma lista dos melhores pintores pointillistas de todos os tempos,
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 Yayoi Kusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

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