quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Biografia - Di Cavalcanti


Di Cavalcanti (1857-1976) foi um artista, ilustrador e pintor brasileiro, um dos idealizadores da semana de Arte Moderna de 1922. Foi um dos primeiros artistas a pintar elementos da realidade brasileira, como favelas, festas populares, operários.

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo era o seu nome de batismo. Nasceu no Rio de Janeiro e já com 17 anos, fazia ilustrações na revista Fon Fon. Em 1917, chegou a fazer o curso de Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Casou-se com Maria, sua prima, em 1921.
Foi amigo de Oswald de Andrade e Mário de Andrade, mentores da Semana de Arte Moderna de São Paulo. O pintor adquiriu experiência expondo seus trabalhos em galerias de Bruxelas, Amsterdã, Paris, Londres. Na Europa, conheceu artistas como Picasso, Satie, Léger e Matisse.
Em 1932, fundou o Clube dos Artistas Modernos, com Flávio de Carvalho, Antonio Gomide e Carlos Prado.
Di Cavalcanti era simpatizante das idéias comunistas, por isso, foi perseguido pelo governo de Getúlio Vargas e acabou sendo preso, mas libertado no começo da segunda guerra, voltando para Paris.
Di Cavalcanti ilustrou livros de poetas e escritores famosos como Vinícius de Moraes e Jorge Amado. Em 1951, participou da Bienal de São Paulo e doou seus desenhos ao MAM- Museu de Arte Moderna da mesma cidade- Museu de Arte. Em 1954, O MAM do Rio de Janeiro fez uma retrospectiva de sua obra.
Em 1956, recebeu o prêmio da mostra Internacional de Arte Sacra de Trieste, na Itália. Em 1961, com a construção de Brasília, elaborou a tapeçaria para o palácio da Alvorada e pintou a Via-Sacra da catedral da cidade. Outros trabalhos seus conhecidos: Samba (1925), Mulata Sentada(1936) e Cenas da Bahia(1960).
Morreu no ano de 1976, no Rio de Janeiro.

(Fonte : e-biografias.net)




0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo