No neo-impressionismo,o afastamento com o impressionismo verifica-se, sobretudo, pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que origina o chamado pontilhismo, que já tinha sido experimentado por Seurat em Banhistas em Asnières (1884). Os trabalhos têm base em um método preciso: os tons são divididos em seus componentes fundamentais. O olhar do observador recompõe as inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe das misturas de cores frequentes nos empastes. A “mistura ótica” causa uma sensação de vibração e luminosidade obtida pelos pequenos pontos de cor de tamanho uniforme que nunca se fundem, mas que reagem uns aos outros em função do olhar à distância. Seurat prefere o termo divisionismo para designar o novo método e técnica, que tem em Jean-Antoine Watteau (1684 - 1721) e Eugène Delacroix (1798 - 1863) dois precursores, e que no interior do impressionismo foi testado mais de perto por Auguste Renoir (1841 - 1919) em trabalhos como Canoeiros em Chatou . O reconhecimento dessa tradição da pintura francesa pode ser atestado na obraD’Eugène Delacroix au néo-impressionisme, escrita por Paul Signac (1863 - 1935), que se torna líder do grupo após a morte de Seurat. Signac desenvolve o pontilhismo em boa parte de sua obra (Retrato de Félix Fénéon, e Entrada do Porto de Marselha, por exemplo), porém, em seus trabalhos os pontos e manchas se tornam mais evidentes e são dispostos de maneira mais dispersa, rompendo, nos termos do crítico Giulio C. Argan, a “linha melódica da cor”. Camille Pissarro, fiel aos ensinamentos impressionistas ao longo de sua carreira, aproxima-se do neoimpressionismo em 1885, quando conhece Seurat e Signac. Pissaro utiliza a técnica divisionista em diversos trabalhos desse período, mas em 1890 retoma ao estilo anterior.
O neo-impressionismo não durou muito tempo, mas exerceu influência sobre Van Gogh e Gauguin, e também sobre Henri Matisse (1869 - 1954) e Henri de Toulouse-Lautrec (1864 - 1901). A obra de Signac, especialmente, foi retomada pelo fauvismo. O termo divisionismo refere-se ainda a um movimento italiano da última década do século XIX e início do século XX, uma das fontes geradoras do futurismo. É possível pensar em ecos do pontilhismo nas pesquisas visuais contemporâneas, na op art e na arte cinética. No Brasil, é difícil aferir uma influência direta do neoimpressionismo. Talvez seja possível pensar de modo mais amplo em reverberações das pautas impressionista e neoimpressionista nas cores claras e luminosas de algumas telas de,Moça no Trigal, por exemplo, e em obras de Belmiro de Almeida, como Efeitos de Sol(1892).
Algumas das principais obras dos artistas do neo-impressionismo :
Georges Seurat ( 1859-1891)
La parade - 1888 |
The Eiffel Tower - 1889 |
Sunday Afternoon on the Island of la Grande Jatte - 1886 |
Paul Signac (1863-1935)
Portrait of Félix Fénéon -1890 |
View of the Port of Marseilles -1905 |
The Dinning Room - 1887 |
(Fonte : artemoderna.tumblr.com)

Fantastico, é por isso que eu coleciono pinturas com base no putillismo é que as cores são mais claras e brilhantes, além de serem inovadoras, compartilho uma lista dos melhores pintores pointillistas de todos os tempos,
ResponderExcluirhttps://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy
1 Charles Angrand
2 Chuck Close
3Henri-Edmond Cross
4 Hippolyte Petitjean
5 Georges Lemmen
6 Maximilien Luce
7 Camille Pissarro
8 Georges Seurat
9 Paul Signac
10 Gabino Amaya Cacho
11 Ivette Bassam
12 Yayoi Kusama
13 Dionicio Veraméndez
14 Kevin Sprouls
15 Miguel Endara